FAQ (Frequently Asked Questions)

Espaço em Disco

Esta máquina possui uma restrição de cota de disco estabelecida em 1G por usuário. Caso esse limite seja excedido, o acesso do usuário será bloqueado e será necessário entrar em contato com o suporte.

O CENAPAD-SP não impõe quotas de uso de disco a nenhum usuário. Todo o espaço existente é disponibilizado para todos os usuários. Dessa forma, conta com a colaboração de todos para que sempre haja espaço em disco disponível.

Como forma de segurança, quando a taxa de ocupação das áreas onde estão localizados os diretórios de usuários excede 90% do total, o sistema envia mensagem aos usuários solicitando que os mesmos avaliem seus arquivos. Caso a taxa de ocupação exceda 95%, os arquivos dos usuários que estiverem ocupando mais espaço são compactados utilizando o comando gzip.

A prática tem mostrado que os usuários são bastante conscientes e que sempre que o espaço em disco se torna crítico a situação se resolve com relativa rapidez.

Veja também a atual configuração dos filesystems do Ambiente CENAPAD-SP.

O comando para ver a quantidade de espaço em disco a partir de um diretório é: du -ks. Portanto, para ver quanto espaço você está utilizando em sua área, execute:

cd ~nome_do_usuario

du -ks

A opção -k apresenta o espaço utilizado em Kbytes, cálculadas em blocos de 1024 bytes; o default seria em blocos de 512 bytes, resultando num valor dobrado. A opção -s apresenta somente o total do espaço ocupado, a partir do diretório corrente (sem o -s será apresentado o espaço ocupado por cada subdiretório a partir do diretório corrente).

Depois de eliminados os arquivos desnecessários (como os criados eventualmente pelo sistema, por exemplo o gmon.out e *~), pode-se utilizar o comando:

gzip <filename>

Este comando comprime os arquivos especificados, substituindo-os pelos compactados (com extensão .gz). Pode-se ainda utilizar quaisquer outros compactadores, como o compress e zip (que criam arquivos com extensão .Z e .zip, respectivamente).

OBS: para que o comando zip mova os arquivos para o zipfile (deletando o original); use a opção -m

Todas as máquinas de processamento batch possuem a área de trabalho (/work), com tamanhos diferentes. Consulte em equipamentos a máquina desejada e verifique o tamanho do /work correspondente.

Voltar ao FAQs