Contabilização de recursos

A partir de 01/02/2024

A forma de contabilização do uso dos recursos computacionais do CENAPAD-SP será alterada a partir de 01/02/2024, conforme comunicado técnico Mudança na forma de contabilização dos recursos do CENAPAD-SP enviado aos usuários em novembro/2023.

Esta mudança tem por objetivo contabilizar a reserva e a exclusividade de uso dos recursos.

Tanto para as contas experimentais temporárias quanto para as contas-projeto, o montante de recursos alocado é expresso em termos de Unidades de Alocação (UAs).

UAs - Unidades de Alocação

Na nova forma de contabilização, por meio de Unidades de Alocação (UA), é considerada a quantidade de recursos alocados, independente de terem sido efetivamente utilizados.

São considerados o tempo de processamento (walltime ou elapsed time), que representa o tempo total de execução de um job, e a fila utilizada pelo mesmo.

O número de UAs atribuído a 1 (uma) hora de processamento em cada uma das filas é apresentado na tabela a seguir.

Para calcular o número de UAs consumido por um job basta multiplicar o número de UAs atribuído à fila utilizada pelo tempo de execução do job. Por exemplo, se uma hora na fila “exemplo” tem o valor de 10 UAs e o job processar por 2 horas nesta fila, essa execução consome 20 UAs.

Ambiente Lovelace
Dell AMD EPYC 7662 / NVIDIA Tesla A100
Fila  Número de nós alocados UAs por hora de alocação
par128 32 
par16
serial 0,25 
memlong 42 
memshort 42 
umagpu 32 
duasgpus 64 
miggpu 16 
miggpu24h 16 
testes 0,25 UA por core utilizado 
testegpu 16 
paralela De 2 a 8  32 UAs por nó utilizado 
expressa 20  640 
parexp De 3 a 22  12 UAs por nó utilizado 

Observação:

A contabilização por tempo de alocação, em Unidades de Alocação (UAs), é feita ao término do job, e não diariamente como é feito no caso da contabilização por uso de processamento em SUs.

Para maiores informações entre em contato com :

Até 31/01/2024

Tanto para as contas experimentais temporárias quanto para as contas-projeto, o montante de recursos alocado é expresso em termos de Service Units. Como o ambiente CENAPAD-SP é bastante heterogêneo, é preciso que haja meios de contabilizar diferentemente o uso das máquinas, de acordo com seu poder de processamento. Sendo assim, existe uma tabela que define o valor de uma Service Unit em termos de horas de CPU para cada modelo de máquina disponível no ambiente CENAPAD-SP.  

Modelo  Horas de CPU equivalentes a uma Service Unit Número de máquinas no ambiente
lovelace (Dell) proc paralelo
(nós homogêneos)
4,0 h  58 
proc memória compartilhada
(fat nodes)
3,0 h 
proc com GPUs 1,5 h 
tyr (IBM-P750) 4,0 h  36 
gpu (IBM-GPU) 6,0 h 
ice (SGI-ICE) 6,0 h  20 

Para maiores informações entre em contato com :