FAQ (Frequently Asked Questions)

Execução de Programas

Os aplicativos que trabalham em "janelas" enviam a saída (de vídeo) para a máquina indicada pela variável DISPLAY. Sempre que você executar algum aplicativo em uma máquina remota, pode ser necessário setar a variável de ambiente DISPLAY com o nome da máquina em que você está trabalhando. Por exemplo, se vocé estiver trabalhando na máquina marumbi do DCC e executando um aplicativo na máquina cenapad. Na máquina cenapad você deve executar:

setenv DISPLAY nome-da-máquina : 0.0

Onde o nome-da-máquina deve ser fornecido completo - por exemplo, marumbi.dcc.unicamp.br para a máquina marumbi. Na máquina em que vocé estiver trabalhando (no caso, a marumbi) você deve executar o comando:

xhost [nome_da_máquina_em_que_você_está]

Para permitir que os aplicativos remotos tenham acesso ao display. No exemplo anterior, na sua máquina você deve usar: xhost marumbi.

Sim. Cada máquina possui seus próprios limites, que podem ser consultados nos links a seguir: Lovelace, GPU, ICE e IBM

Estas mensagens são causadas provavelmente por falta de memória. O limite de um buffer é o limite de memória disponível no momento da execução do programa. Consulte a página de Equipamentos para mais informações sobre a quantidade de memória disponível em cada máquina.

Algumas vezes um processo pode gerar um arquivo cujo nome contenha caracteres especiais, que não são letras, números ou outros símbolos "imprimíveis". Use o comando:

ls -l | cat -v

Para visualizar os caracteres especiais que possam existir nos nomes dos arquivos. A opção -v do comando cat força sua apresentação como sequências de teclas - por exemplo, CTRL+A (^A), CTRL+B (^B), etc.

Este arquivo contém informações que permitem fazer análise do processo executado - tempos de execução, número de vezes que uma rotina foi chamada, entre outras. Em alguns compiladores, a opção -pg é que faz com que a execução do programa gere este arquivo. Seu conteúdo pode ser lido com o comando gprof [gmon.out]

O compilador FORTRAN (xlf) assume por default que o programa não vai usar mais do que 256 MB de memória. Para programas que necessitem de mais memória do que isso, é preciso que a compilação seja feita utilizando o flag -bmaxdata (e opcionalmente o flag -bmaxstack). Temos na manpage do xlf :

Um exemplo de compilação usando esses flags (para um programa de 800 MB):

xlf meuprog.f -bmaxdata:800000000 -bmaxstack:800000000 -o meuprog

Voltar ao FAQs