Comunicados Técnicos
Gaussian (G09) no ambiente IBM - 15 de Outubro de 2013
Conforme previamente divulgado na lista USERS, foi feita a instalação do Gaussian (G09) no ambiente IBM. Para a utilização desse pacote, foi definida uma fila específica chamada "gaussian". Após algumas semanas de uso, identificamos a necessidade de mudar algumas configurações dessa fila.
Para a fila "gaussian" temos agora as seguintes regras :
-
O número de CPUs solicitado pode ser : 2, 4, 6 ou no máximo 8.
-
O número máximo de CPUs sendo utilizadas por um mesmo usuário em jobs Gaussian é 8.
-
O número máximo de jobs na fila "gaussian" por usuário é 2.
Um exemplo de script de submissão do G09 ao Sistema de Filas (solicitando 4 CPUs) está disponível a partir de :
w ww.cenapad.unicamp.br/parque-computacional/software/ambiente-ibm-aix/Gaussian09. shtml
Algumas orientações devem ser observadas :
1) Para uma melhor performance, o script faz a execução do G09 a partir de um diretório de scratch local da máquina (/work), e não a partir de áreas de scratch global. Recomendamos que esse procedimento não seja modificado. Mas a área /work é limitada em 200 GB. Caso haja a necessidade de gerar grandes arquivos temporários, o /work no exemplo da página acima deve ser substituído pela área de scratch global /workgau (que tem 32 TB).
2) O número de CPUs especificado no script de submissão deve ser compatível com o número de CPUs especificado no arquivo de input (arquivo de extensão .com), através da diretiva "%NProcShared". Para o caso de serem solicitadas 4 CPUs, deve portanto ser incluído no arquivo de input :
%NProcShared=4