Comunicados Técnicos

Ambiente IBM - nova área para arquivos temporários - 18 de Setembro de 2013

Com o objetivo de melhorar a performance do ambiente IBM como um todo, está disponível nos nodes que rodam a fila "paralela" uma nova área de scratch de 30 TB. Essa área é destinada a arquivos temporários gravados durante a execução de jobs, e deve ser referenciada como :

/workpar

Recomendamos a todos os usuários que usam atualmente a área de scratch compartilhada /workshr em jobs da fila "paralela" que mudem os seus scripts, direcionando os arquivos temporários para essa nova área. A área /workshr não estará mais disponível para os jobs executados na fila "paralela" num futuro próximo.

A nova área /workpar não está disponível nos nodes que rodam jobs das filas "par128", "exp512" e "gaussian". Não houve modificações nos nodes que rodam jobs dessas três filas, ou seja, a área /workshr continuará disponível nessas máquinas por enquanto.

Tanto a área /workshr quanto a nova área /workpar são acessíveis a partir da sessão interativa no ambiente IBM (máquina tyr). Lembramos também que todos os nodes IBM têm uma área de scratch local de 200 GB, que também é destinada à gravação de arquivos temporários. Essa área deve ser referenciada como :

/work

A performance do job sempre será melhor se os arquivos temporários forem gravados na área local /work ao invés das áreas compartilhadas (/workshr e /workpar). Essas áreas locais, entretanto, não estão acessíveis a partir da sessão interativa. Se ao final da execução do job houver a necessidade de algum dos arquivos temporários gravados no /work, o usuário deve incluir no script de submissão o comando para fazer a copia desse arquivo para a sua conta.