Previous Contents Next


7. Arquivos de inicialização

No UNIX temos alguns arquivos que são executados todas as vezes que abrimos uma shell, ou quando inicializamos uma nova sessão. Estes arquivos são chamados de arquivos de inicialização. Através deles, o usuário pode personalizar alguns comandos que mais utiliza, colocando alguns 'apelidos' referentes a estes comandos, e/ou alterar o ambiente de trabalho da sua própria conta.

Alguns exemplos de arquivos de inicialização são:

Os arquivos .login e .bash_profile são executados pela shell somente ao iniciar a sessão. Estes arquivos devem conter comandos que precisam ser executados somente uma vez durante o login.

Os arquivos .cshrc e .bashrc são executados toda vez que uma nova cópia da shell for chamada.

No exemplo a seguir, temos um arquivo .cshrc que contém 'apelidos' para alguns dos comandos de UNIX. O usuário 'apalidou' o comando history de h. Assim, ao invés dele digitar history, basta digitar h. Como esta alteração foi feita no arquivo .cshrc, este 'apelido' será válido todas as vezes que ele abrir uma nova cópia da shell.

Exemplo de arquivo .cshrc:

# /etc/cshrc

# csh configuration for all shell invocations.

limit coredumpsize 0k

alias h history

alias l ls -lF

alias psa 'ps xua | more'

set history = 100

save history = 100

Após modificar os arquivos de inicialização, devemos usar o comando source, para que as modificações comecem a funcionar. Neste exemplo, temos:

% source .cshrc

ATENÇÃO: Devido a importância dos arquivos de inicialização, é aconselhável que antes de efetuar qualquer modificação nos mesmos, façamos uma cópia de segurança, para facilitar a reparação de algum erro.


Previous Contents Next