Previous Contents Next


2. Breve histórico

As raízes do sistema UNIX tiveram início nos anos 60.

Em 1961 foi desenvolvido um sistema operacional no MIT (Massachussets Institute Of Technology), com o conceito de tempo compartilhado.

Depois, os pesquisadores da MIT, da General Electric e da Bell Laboratories (pertencente à AT&T), desenvolveram o sistema Multics (Multiplexed Information and Computing Service), um sistema interativo de múltiplos usuários, que utilizava uma CPU de computador GE.

Em 1969, a Bell Labs abandona o Multics.

Neste mesmo ano, Ken Thomson, um pesquisador da Bell Labs, reescreveu o Multics, criando um sistema operacional, que pudesse apoiar os esforços coordenados de um time de programadores, num ambiente de pesquisa de programação.

Thomson propôs que os próximos desenvolvimentos do sistema fossem apoiados pela Bell, para fornecer uma ferramenta de preparação de documento, à organização de patentes da companhia.

Em 1971 foi entregue uma versão primitiva do Sistema UNIX à organização de patentes da Bell Laboratories.

No início dos anos 70 o sistema UNIX começa a ser utilizado internamente através da Bell System e a gerar interesse em várias instituições acadêmicas de prestígio.

Em Janeiro de 1974 a Universidade da Califórnia, em Berkeley, recebe uma cópia do Unix. Dennis Ritchie e Ken Thompson escrevem um artigo, em Julho de 1974, sobre o Unix, classificando-o como um sistema operacional para diversos fins, multiusuário e interativo.


Previous Contents Next