Serviços  
 
    FAQ: Senhas
 
 
    Como devo escolher minha password?
 
    A senha (password) de cada usuário deve ser escolhida de forma que seja praticamente impossível outra pessoa
    descobri-la. A segurança de todo o sistema depende do cuidado dos usuários com a escolha da password.
    Para tanto, sugerimos alguns procedimentos básicos para a escolha da password:
  • Não use seu username (login) nem qualquer variação do mesmo (invertido, com letras maiúsculas, duplicado, etc.);
  • Não use qualquer um de seus nomes ou sobrenomes nem qualquer variação destes;
  • Não use qualquer informação a seu respeito que possa ser facilmente obtida (placa de automóvel, número de telefone, marca de automóvel, nome de pessoas de sua família, data de nascimento, endereço, etc...);
  • Não use uma password apenas de números, ou repetições de uma mesma letra;
  • Não use uma password menor que seis caracteres;
  • Use password que misturem caracteres maiúsculos e minúsculos;
  • Use password com caracteres não alfabéticos, ou seja, números e pontuação;
  • Use uma password que você possa digitar facilmente sem ter que olhar para o teclado.

    O que fazer caso eu esqueça minha password?
 
    Entre em contato com o CENAPAD-SP, pelos telefones 0-XX-19-3788-2194 / 3788-2196 ou por e-mail:


    Informando que você deseja alterar a password e seu username. A ateração será feita e um aviso contendo a
    senha será enviada, através de malote para os usuários da UNICAMP, ou do correio para os demais usuários.
    Por motivos de segurança, não podemos enviar a senha por e-mail, ou qualquer outro meio eletrônico.



    Recebi um mail dizendo que minha password foi descoberta. O que isto significa?
 
    Como parte da rotina do CENAPAD-SP, executamos periodicamente o programa cracker, que procura identificar
    senhas de usuários. Este programa é de domínio público, ou seja, qualquer um pode obtê-lo e usá-lo. Quando o
    cracker descobre a senha de algum usuário, o sistema envia um e-mail informando o corrido, solicitando a troca
    da senha (já que a senha atual pode ser descoberta por qualquer um que utilize o cracker).
    Caso a senha não seja trocada, o acesso a conta é bloqueado por motivo de segurança. Neste caso, o usuário
    bloqueado deve entrar em contato com o CENAPAD-SP para que seja feita a troca da senha e o estabelecimento
    do acesso à sua conta



    Quando altero minha password ela passa a valer em quais máquinas?
 
    A mudança de senha deve ser feita na máquina athenas (athenas.cenapad.unicamp.br). A propagação desta alteração
    feita periodicamente para as outras máquinas, em horários determinados, a partir da senha cadastrada na máquina
    athenas. Por este motivo, a mudança poderá levar alguns minutos até ser propagada para todas as máquinas.



    Voltar ao FAQs