Políticas  
 
    Administração de Contas > Abertura de Contas

 
 
 
O CENAPAD-SP estabelece dois tipos de contas de usuários: contas experimentais temporárias e contas-projeto.
 
Contas experimentais temporárias:
 
Para abrir uma conta no CENAPAD-SP, basta preencher o formulário para abertura de conta, que pode ser retirado junto à Secretaria do CENAPAD-SP ou pelo link.
 
O formulário deve ser entregue na Secretaria do CENAPAD-SP, podendo também ser encaminhado pelos Correios para o seguinte endereço:

CENAPAD/UNICAMP
Rua Saturnino de Brito, 45
Cidade Universitária
13083-889 - Campinas - SP

Por conta do TERMO DE COMPROMISSO de uso da conta nesse formulário, deve ser encaminhado o original assinado desse documento.

***Formulários enviados por FAX ou E-MAIL não serão aceitos.***
 
 
As contas são abertas no mesmo dia em que o formulário é recebido pelo CENAPAD-SP
A notificação de abertura de conta com o login e a senha correspondentes é enviada pelo malote interno caso o usuário seja da Unicamp, e pelo Correio caso contrário.
 
As contas experimentais temporárias têm validade máxima de três meses. As contas temporárias serão expiradas antes desse prazo caso sejam utilizadas mais de 10 Service Units (o equivalente a 40 horas de CPU em uma das servidoras IBM-P750).
 
Após a expiração dessa conta temporária, se houver interesse do usuário em continuar a usar o ambiente, ele deverá encaminhar ao CENAPAD-SP uma proposta para transformação de sua conta temporária em conta-projeto. Caso não seja encaminhada uma proposta de projeto em até doze meses, a conta experimental temporária será removida.
 
Contas permanentes (contas-projeto):
 
Para transformar uma conta experimental temporária em conta-projeto, o usuário deve encaminhar á Diretoria do CENAPAD-SP dois documentos:
  • um formulário de "Proposta de Projeto" preenchido. Este Formulário pode ser obtido pelo link;
  • uma proposta detalhada do projeto a ser realizado utilizando os recursos do CENAPAD-SP, que será encaminhada a algum integrante do nosso grupo de Referees para avaliação
     
    Não existe um padrão rígido para esse documento, mas solicitamos que os seguintes itens sejam cobertos:

    • Título do Projeto
    • Autor
    • Instituição
    • Descrição da Pesquisa
    • Especificação de como os recursos computacionais do Cenapad-SP serão utilizados e o motivo do uso do ambiente de processamento de alto desempenho
    • Informar os programas e aplicações que serão empregados
    • Referências Bibliográficas

Os documentos deverão ser encaminhados para o mesmo endereço descrito acima.
Assim que a documentação do projeto é recebida pelo CENAPAD-SP, o projeto é cadastrado e a conta experimental temporária é associada a ele, sendo nesse momento transformada em conta permanente.
 
A conta fica liberada para uso, aguardando a avaliação e ratificação do Referee. São alocados inicialmente 8.000 Service Units para o projeto.
 
Contas permanentes não têm datas de expiração definida.
O usuário deve entretanto encaminhar relatórios periódicos de utilização do ambiente: esses relatórios são semestrais no primeiro ano de vigência da conta e anuais a partir do segundo ano de vigência da conta
 
O usuário recebe por e-mail (e com um mês de antecedência) a notificação e o modelo do relatório periódico a ser encaminhado ao CENAPAD-SP. O não encaminhamento do relatório periódico implica no bloqueio temporário da conta.
 
Inclusão de Usuários num Projeto já existente:
 
É possível incluir uma conta nova diretamente em um projeto já existente, sem a necessidade da conta experimental temporária. Nesse caso, é necessário que seja identificado o projeto em questão, e também é necessária a autorização/assinatura do Professor responsável por esse projeto.
Existe um campo específico para essa finalidade no formulário de Solicitação de Abertura de Conta.
 
Encaminhamento de Projeto no momento da abertura da conta:
 
Se o usuário desejar, pode enviar juntamente com a sua Solicitação de Abertura de Conta toda a documentação para criação do projeto, conforme descrita acima. Nesse caso, a conta já é criada como "conta permanente" (ou seja, "conta-projeto"), e a proposta de projeto é imediatamente encaminhada ao Referee para avaliação.
 
Esse procedimento é sugerido para aqueles que já foram usuários do CENAPAD-SP, ou para aqueles que já sabem que os recursos do CENAPAD-SP serão úteis para o desenvolvimento de sua pesquisa.