Serviços  
 
    Administração de Contas > Abertura de Contas

 
 
 
O CENAPAD-SP estabelece dois tipos de contas de usuários: contas experimentais temporárias e contas-projeto.
 
Para abrir uma conta ou cadastrar um projeto no CENAPAD-SP preencha os formulários necessários para cada tipo de conta. Os formulários podem ser retirados junto à Secretaria do CENAPAD-SP ou obtidos na nossa página, neste link.
 
Os formulários devem ser preenchidos, assinados e encaminhados ao CENAPAD-SP, junto com os demais documentos solicitados para cada tipo de conta, por email para.
 
As contas são abertas e os projetos são cadastrados no mesmo dia em que os formulários são recebidos pelo CENAPAD-SP, se em horário comercial, caso contrário, no próximo dia útil.

A notificação de abertura de conta (com o login e a senha correspondentes) é enviada por e-mail para o endereço eletrônico fornecido pelo usuário no formulário.
 
 
Contas experimentais temporárias:
 
As contas experimentais temporárias têm validade máxima de três meses. As contas temporárias serão expiradas antes desse prazo caso sejam utilizadas mais de 10 Service Units (o equivalente a 40 horas de CPU em uma das servidoras IBM-P750).
 
Após a expiração dessa conta temporária, se houver interesse do usuário em continuar a usar o ambiente, ele deverá encaminhar ao CENAPAD-SP uma proposta para transformação de sua conta temporária em conta-projeto. Caso não seja encaminhada uma proposta de projeto em até doze meses, a conta experimental temporária será removida.
 
Contas permanentes (contas-projeto):
 
Para transformar uma conta experimental temporária em conta-projeto, o usuário deve encaminhar ao CENAPAD-SP dois documentos:
  • um formulário de "Proposta de Projeto" preenchido. Este Formulário pode ser obtido neste link;
  • uma proposta detalhada do projeto a ser realizado utilizando os recursos do CENAPAD-SP, que será encaminhada a algum integrante do nosso grupo de Referees para avaliação
     
    Não existe um padrão rígido para esse documento, que será submetido a um árbitro. Entretanto, ele dever ter no máximo 20 páginas utilizando uma fonte de tamanho 12 com espaçamento 1.5. Recomendamos que os seguintes itens sejam observados:

    • Folha de rosto com o título do projeto, autores, instituição sede do projeto, resumo e ao menos duas palavras-chave
    • Descrição do projeto, resultados esperados
    • Especificação de como os recursos computacionais do Cenapad-SP serão utilizados e o motivo do uso do ambiente de processamento de alto desempenho
    • Informar os programas e aplicações que serão empregados
    • Referências Bibliográficas

Os projetos serão registrados no banco de dados internos do Cenapad-SP. Qualquer uso ou divulgação do projeto ou resultados só serão feitos com autorização dos autores.

É obrigatório que o responsável pelo projeto tenha conta no CENAPAD-SP. Caso não tenha sido encaminhada uma "Solicitação de Abertura de Conta" para o responsável, ela deve ser encaminhada nesse momento.

Os documentos deverão ser encaminhados por email para.

Assim que a documentação do projeto é recebida pelo CENAPAD-SP, o projeto é cadastrado e a conta experimental temporária é associada a ele, sendo nesse momento transformada em conta permanente.
 
A conta fica liberada para uso, aguardando a avaliação e ratificação do Referee. São alocados inicialmente 8.000 Service Units para o projeto.
 
O usuário deve entretanto encaminhar relatórios periódicos de utilização do ambiente: esses relatórios são semestrais no primeiro ano de vigência da conta e anuais a partir do segundo ano de vigência da conta
 
O usuário recebe por e-mail (e com um mês de antecedência) a notificação e o modelo do relatório periódico a ser encaminhado ao CENAPAD-SP. O não encaminhamento do relatório periódico implica no bloqueio temporário da conta.
 
Inclusão de Usuários num Projeto já existente:
 
É possível incluir uma conta nova diretamente em um projeto já existente, sem a necessidade da conta experimental temporária. Nesse caso, é necessário que seja identificado o projeto em questão, e também é necessária a autorização/assinatura do Professor responsável por esse projeto.
Existe um campo específico para essa finalidade no formulário de Solicitação de Abertura de Conta.
 
Encaminhamento de Projeto no momento da abertura da conta:
 
Se o usuário desejar, pode enviar juntamente com a sua Solicitação de Abertura de Conta toda a documentação para criação do projeto, conforme descrita acima. Nesse caso, a conta já é criada como "conta permanente" (ou seja, "conta-projeto"), e a proposta de projeto é imediatamente encaminhada ao Referee para avaliação.
 
Esse procedimento é sugerido para aqueles que já foram usuários do CENAPAD-SP, ou para aqueles que já sabem que os recursos do CENAPAD-SP serão úteis para o desenvolvimento de sua pesquisa.