Abertura de Contas e Projetos

O CENAPAD-SP estabelece dois tipos de contas de usuários: contas experimentais temporárias e contas-projeto.

Para abrir uma conta ou cadastrar um projeto no CENAPAD-SP preencha os formulários necessários para cada tipo de conta. Os formulários podem ser retirados junto à Secretaria do CENAPAD-SP ou obtidos na nossa página, neste link.

Os formulários devem ser preenchidos, assinados e encaminhados ao CENAPAD-SP, junto com os demais documentos solicitados para cada tipo de conta, por email para:

A notificação de abertura de conta (com o login e a senha correspondentes) é enviada por e-mail para o endereço eletrônico fornecido pelo usuário no formulário.

Contas experimentais temporárias:

As contas experimentais temporárias têm validade máxima de três meses. As contas temporárias serão expiradas antes desse prazo caso sejam utilizadas mais de 25 Unidades de Alocação (o equivalente a 100 horas de processamento em um dos nós homogêneos DELL/Lovelace).

Após a expiração dessa conta temporária, se houver interesse do usuário em continuar a usar o ambiente, ele deverá encaminhar ao CENAPAD-SP uma proposta para transformação de sua conta temporária em conta-projeto. Caso não seja encaminhada uma proposta de projeto em até doze meses, a conta experimental temporária será removida.

Não são abertas contas temporárias para usuários que já tenham tido contas no CENAPAD-SP anteriormente. Nesses casos, é necessário que o usuário encaminhe a documentação para a criação de uma conta-projeto (ver abaixo).

Contas permanentes (contas-projeto):

Para transformar uma conta experimental temporária em conta-projeto, o usuário deve encaminhar ao CENAPAD-SP dois documentos:

Os projetos serão registrados no banco de dados internos do Cenapad-SP. Qualquer uso ou divulgação do projeto ou resultados só serão feitos com autorização dos autores.

É obrigatório que o responsável pelo projeto tenha vínculo oficial como Professor ou Pesquisador (Doutor) com Instituição de Ensino e Pesquisa.

É obrigatório também que o responsável pelo projeto tenha uma conta no CENAPAD-SP. Caso não tenha sido encaminhada uma "Solicitação de Abertura de Conta" para o responsável anteriormente, ela deve ser encaminhada nesse momento.

Os documentos deverão ser encaminhados por email para :

Assim que a documentação do projeto é recebida pelo CENAPAD-SP, o projeto é cadastrado e a conta experimental temporária é associada a ele, sendo nesse momento transformada em conta permanente.

A conta fica liberada para uso, aguardando a avaliação e ratificação do Referee. São alocados inicialmente 75.000 Unidades de Alocação para os primeiros seis meses do projeto, e mais 75.000 para os seis meses seguintes.

O usuário deve entretanto encaminhar relatórios periódicos de utilização do ambiente: esses relatórios são semestrais no primeiro ano de vigência do projeto e anuais a partir do segundo ano de vigência do projeto.

O usuário recebe por e-mail (e com um mês de antecedência) a notificação e o modelo do relatório periódico a ser encaminhado ao CENAPAD-SP. O não encaminhamento do relatório periódico implica no bloqueio temporário da conta.

Caso os recursos iniciais alocados ao projeto se esgotem antes do período de seis meses que antecede o primeiro relatório periódico, o responsável pelo projeto deve encaminhar um relatório preliminar. Neste relatório devem constar:

Alocação de recursos para os projetos:

Após o primeiro ano do projeto, a renovação dos recursos alocados ao mesmo será feita anualmente. A política de alocação de recursos ( Unidades de Alocação ) aos projetos está sob revisão. Nesse momento, o máximo de recursos alocados para o período de um ano para projetos não vinculados à Unicamp está restrito a 500.000 Unidades de Alocação. Projetos com necessidades anuais de recursos superiores a esse montante serão tratados caso a caso.

Inclusão de Usuários num Projeto já existente:

É possível incluir uma conta nova diretamente em um projeto já existente, sem a necessidade da conta experimental temporária. Nesse caso, é necessário que seja identificado o projeto em questão, e também é necessária a autorização/assinatura do Professor responsável por esse projeto. Existe um campo específico para essa finalidade no formulário de Solicitação de Abertura de Conta.

Encaminhamento de Projeto no momento da abertura da conta:

Se o usuário desejar, pode enviar juntamente com a sua Solicitação de Abertura de Conta toda a documentação para criação do projeto, conforme descrita acima. Nesse caso, a conta já é criada como "conta permanente" (ou seja, "conta-projeto"), e a proposta de projeto é imediatamente encaminhada ao Referee para avaliação.

Esse procedimento é sugerido para aqueles que já foram usuários do CENAPAD-SP, ou para aqueles que já sabem que os recursos do CENAPAD-SP serão úteis para o desenvolvimento de sua pesquisa.