Escolhendo o Ambiente e transferindo arquivos
Escolhendo o ambiente computacional a ser utilizado
CENAPAD-SP dispõe de quatro ambientes computacionais distintos, a saber:
- lovelace - ambiente Dell AMD EPYC 7662 / NVIDIA Tesla A100
- tyr - ambiente IBM Power 750 Express server
- ice - ambiente SGI Altix ICE 8400 LX
- gpu - ambiente IBM iDataPlex/GPU
Ao conectar-se ao CENAPAD-SP, o usuário estará por default conectado ao servidor de conexões (máquina frontend.cenapad.unicamp.br).
Se desejar se conectar a algum dos outros ambientes, o usuário deve fazê-lo através de um dos comandos abaixo:
-
ssh lovelace
- para direcionar sua sessão para o front-end do ambiente Dell
-
ssh tyr
- para direcionar sua sessão para o front-end do ambiente IBM
-
ssh ice
- para direcionar sua sessão para o front-end do ambiente ICE
-
ssh gpu
- para direcionar sua sessão para o front-end do ambiente GPU
O login e a senha do usuário no CENAPAD-SP são sempre os mesmos, independentemente do ambiente computacional utilizado.
Transferindo arquivos para os diferentes ambientes computacionais
Estão disponíveis, a partir da sessão no servidor de conexões, os diretórios home do usuário em cada um dos ambientes computacionais:
- Ambiente Dell - diretório homelovelace
- Ambiente IBM - diretório homeibm
- Ambiente SGI-ICE - diretório homeice
- Ambiente GPU - diretório homegpu
A transferência de arquivos para o CENAPAD deve sempre ser feita para o servidor de conexões (cenapad.unicamp.br), indicando-se o ambiente destino através dos diretórios acima. Exemplo:
- Para transferir um arquivo de sua máquina local para o ambiente IBM o usuário deve usar, em sua máquina local, o comando:
scp -P 31459 nome_do_arquivo login@cenapad.unicamp.br:~/homeibm
Do mesmo modo, a transferência de arquivos do CENAPAD para a máquina local do usuário deve indicar o ambiente correspondente. Exemplo:
- Para transferir um arquivo de sua conta CENAPAD no ambiente SGI-ICE para sua máquina local, o usuário deve usar (também em sua máquina local) o comando:
scp -P 31459 login@cenapad.unicamp.br:~/homeice/nome_do_arquivo .
IMPORTANTE: O comando acima assume que o arquivo se encontra no "diretório raiz" da conta do usuário no ambiente. Caso o arquivo a ser transferido esteja dentro de algum subdiretório, o "caminho" completo deve ser especificado.
Exemplo:
- Se o arquivo encontra-se na conta do usuário no ambiente GPU sob o diretório "resultados" o comando deve ser:
scp -P 31459 login@cenapad.unicamp.br:~/homegpu/resultados/nome_do_arquivo .
O caracter "." (ponto final) é mandatório nos comandos acima, e pode opcionalmente ser substituído por um subdiretório da conta do usuário em sua máquina local.
IMPORTANTE - Caso o arquivo de origem tenha sido criado em uma máquina Windows, é preciso convertê-lo para o formato Linux antes de usá-lo no ambiente CENAPAD. Para fazer essa conversão, o usuário deve usar o seguinte comando (no ambiente CENAPAD) :
dos2unix <nome_do_arquivo>
Em todos os ambientes, as máquinas podem ser usadas de duas maneiras:
-
Modo interativo - usado para compilação de programas, criação e edição de inputs, verificação de outputs e submissão de jobs a serem executados.
-
Modo batch - usado para o processamento propriamente dito. Nesse modo, o job é submetido a um Sistema de Filas, para ser executado quando houver máquina/recursos disponíveis. Podem ser executados em batch programas seriais ou paralelos.
É necessário que se utilize as ferramentas adequadas em cada um dos ambientes computacionais do CENAPAD-SP, dada a sua heterogeneidade. Algumas são comuns aos quatro ambientes (a maioria dos comandos UNIX, por exemplo). Mas há muitas diferenças nas ferramentas disponíveis em cada ambiente no que diz respeito às compilações de programas e às submissões de jobs para processamento. Nos próximos capítulos deste Guia serão descritos os procedimentos básicos para submissão de tarefas computacionais (jobs batch) em cada um dos diferentes ambientes computacionais disponíveis no CENAPAD-SP.