Acervo

SDUMONT

Sistema petaflópico adquirido pelo MCTI e instalado no SINAPAD/LNCC


No dia 25 de setembro de 2015 foi apresentado à comunidade da UNICAMP o SDUMONT - Sistema petaflópico adquirido pelo MCTI e instalado no SINAPAD/LNCC.

O uso do sistema petaflopico será aberto à comunidade cientifica do Brasil. Conhecer e saber como usá-lo será do interesse de todos os pesquisadores da UNICAMP, em especial daqueles cujas pesquisas requerem grande poder computacional.

Sobre o sistema petafópico

(fonte http://www.lncc.br/lncc/noticias.php?idt_noticia=988)

Um Marco no Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional.

No dia 3 de julho, chegou à sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) um supercomputador. A denominação de "super" para este computador é devido a sua enorme capacidade de operações realizadas por segundo, ou seja, ele é petaflópico, faz até 10**15 operações de ponto flutuante por segundo, equivalente a operações de somas e subtrações.

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) integrará o supercomputador ao SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho) - uma rede de centros de computação de alto desempenho distribuídos pelo Brasil, instituída pelo MCTI e coordenada pelo LNCC.

A aquisição desse novo computador da empresa francesa ATOS/BULL faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI MAIOR), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do acordo Brasil/França em Computação de Alto Desempenho. Faz parte também do acordo, a instalação de um centro de pesquisas em computação de alto desempenho da ATOS/BULL, em parceria com o LNCC, e a instalação de centro de aplicações industriais no Rio de Janeiro, no Parque Tecnológico da UFRJ.

Os recursos para aquisição, instalação e operação do sistema no primeiro ano foram alocados pelo MCTI através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (R$60.000.000) via FINEP.

Para estar disponível a toda a comunidade científica brasileira, o equipamento passará por algumas etapas para a sua instalação e serão realizados testes iniciais.

Sobre o palestrante

(fonte:http://lattes.cnpq.br/9273702863744424)

Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da USP em 1974, mestrado em Ciências da Atmosfera na Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins, Colorado em 1977 e PhD em Ciências Atmosféricas também pela CSU em 1979.

Contratado em 1975 pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP onde hoje ocupa a posição de Professor Titular. Atualmente é Diretor do Laboratorio Nacional de Computação Científica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências , da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

(Com o apoio do serviço Cobertura Colaborativa Online do GGTE/UNICAMP)